FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme norma, ABNT-NBR 14725. Este documento, denominado “Ficha com Dados de Segurança” segundo Decreto nº 2.657 de 03/07/1998 (promulga a Convenção nº 170 da Organização Internacional do Trabalho-OIT), deve ser recebido pelos empregadores que utilizem produtos químicos, tornando-se um documento obrigatório para a comercialização destes produtos.

A FISPQ fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substâncias ou misturas) quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente; transmitindo desta maneira, conhecimentos sobre produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência. Este documento é dividido em 16 Seções.

A FISPQ é um instrumento de comunicação dos perigos e possíveis riscos levando em consideração o uso previsto dos produtos químicos; o documento não leva em conta todas as situações que possam ocorrer em um ambiente de trabalho, constituindo apenas parte da informação necessária para a elaboração de um programa de saúde, segurança e meio ambiente.

MSDS/SDS (Material Safety Data Sheet/ Safety Data Sheet) são as siglas mundialmente conhecidas referentes a este documento, o qual é apresentado por diversos modelos pertinente a cada país.

Benefícios para a empresa

  • Conformidade com as exigências brasileiras: Portaria n° 229, de 24/5/2011, e NR-26 (MTE); Decreto 2657, de 3/7/1998; ABNT-NBR 14725.
  • Conformidade com processos certificadores.
  • Valorização da imagem.

FICHAS DE INFORMAÇÃO DE SEGURENAÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ S500 2018

FISPQ S10 2018